Traductor

[PT/BR] SID 2022: "Juntos por uma internet melhor"

Na 21ª edição do BobbaWars PT/BR, entrevistamos os embaixadores ,Jackee e wilvpMas antes, vale destacar um pouco sobre os convidados desta edição!

A seguir, você verá na integra a entrevista que realizamos através do Habbo Hotel no dia 20/02/2022, às 17h BR/20h PT. Esperamos que você goste! Deixe o seu comentário, mande a sua ideia e compartilhe no Twitter marcando @BobbaWars.

Entrevista

1- O que e qual é objetivo do Dia da Internet Segura?

JACKEO Dia da Internet Segura e também conhecido como SID (Safer Internet Day) é uma iniciativa promovida anualmente a respeito do uso ético e seguro da internet e outras tecnologias por meio da disseminação de informações, recursos e orientações de boas práticas na hora de navegar.

O objetivo é a promoção de atividades de conscientização que promovam o uso responsável e seguro das novas tecnologias de informação, especificamente para crianças e adolescentes.

2- Como o Habbo entra neste contexto e se relaciona com esta campanha?

JACKE: O habbo por ser um jogo on-line voltado para o público a partir de 13 anos é fundamental a conscientização em torno do uso da internet para garantir a segurança e reduzir os riscos decorrentes de comportamentos perigosos ou abusivos.

3- Qual o papel da Sulake e da comunidade neste contexto?

JACKE: A Sulake tem um papel fundamental de garantir a segurança e o bem estar de seus consumidores, orientam e conscientizam sobre os perigos da internet, para a proteção dos usuários. A comunidade tem um papel fundamental também, que é de se proteger e ajudar a todos, cobrando sempre melhorias e mais segurança para que os quartos sejam lugares agradáveis e seguros para todos se divertirem.

4- O que o Habbo e o embaixadores fazem para apoiar e tornar real o tema do SID 2022: "Juntos por uma internet melhor"?

JACKE: O Habbo para divulgar a importância de se proteger dos perigos da internet traz esses tipos de atividades e jogos todos os anos, para conscientizar e ensinar os usuários.

Nós, como embaixadores, tentamos alertar e ajudar as pessoas sobre esses perigos que estão na internet. Como por exemplo, sempre falamos sobre os golpes que tentam aplicar com os usuários prometendo moedas grátis, roubos de conta, etc. Estamos sempre promovendo jogos educativos sobre os temas mais importantes e atividades relacionadas a segurança como o Infobus, apesar de não temos muitos recursos, tentamos fazer o máximo que é permitido e dá em relação ao Habbo Etiqueta.

5- Como podemos colaborar de forma efetiva para uma comunidade mais segura para todos nós?

JACKE: Acredito que nossa colaboração enquanto jogadores é sempre que poder conscientizar as pessoas, estar disposto a ajudar a todos, denunciar quando ver usuários maliciosos tentando prejudicar outros ou promovendo discurso de ódio, racismo, homofobia ou outros tipos de discriminação e sempre procurando se proteger, juntos somos mais fortes.


6- 
Quais são os maiores problemas, enquanto embaixadora, no cotidiano de nossa comunidade e como podemos ajudar para resolver ele?

WIL: Atualmente, um dos maiores problemas é o uso de múltiplas contas conhecidas como "bots", para intimidação em massa, muitas das vezes essas contas conseguem entrar e sair do quarto rapidamente dificultando a aplicação de alguma punição sobre elas, pela facilidade de se criar uma nova conta, uma das formas de amenizar essa situação seria aplicando novas formas de bloqueios, por exemplo, na criação de novas contas na mesma máquina/computador da conta punida, além desse problema há outro que vemos com muita frequência, casos de salas privadas contendo falas ou nome inapropriados, normalmente a comunidade costuma procurar os embaixadores em busca de uma solução, porém, não podemos fazer muito nesses casos, a ferramenta para esses casos é a mesma para todos que é a opção de denunciar dentro do jogo e o Atendimento ao Usuário, só assim podemos diminuir a toxicidade no hotel, afinal juntos somos mais fortes.


7- Porque é tão importante observarmos e relermos a Habbo Etiqueta, como ela se relaciona com o Dia da Internet Segura?

WIL: A Habbo Etiqueta é um conjunto de regras essenciais para uma boa convivência no hotel, ela contém orientações sobre como se proteger para se divertir com segurança, o Dia da Internet Segura (SID) está alinhado com a Habbo Etiqueta, fornecendo dicas e informações sobre como se proteger na internet e informando sobre as novas armadilhas do mundo digital, dessa forma todo o conteúdo aprendido nesse dia pode e deve ser complementado no dia a dia no hotel.

8- Na sua opinião, o que devemos mais observar para a proteção de nossas informações pessoais nas redes sociais e na comunidade?

Como conciliar o fato, de mesmo sendo proibido, com o compartilhamento de redes sociais, como contas no Twitter dedicadas ao Habbo e a liberdade de publicar fotos, compartilhar números e vender artes digitais por dinheiro físico, entre outros?

WIL: O compartilhamento de qualquer informação pessoal é proibido no Habbo, monitorar a atividade de milhares de jogadores dentro do jogo é uma tarefa difícil, fora dele então nem se fala, por isso devemos observar o quanto estamos expondo da nossa vida pessoal, saber separar o real do virtual é importante para se manter seguro, pois dentro e fora dos pixels nem tudo é o que aparenta ser.

9- Como podemos colaborar para tornar o Dia da Internet Segura efetivo no nosso dia a dia dentro do Habbo e fora dele em nossas redes sociais?

WIL: Colocando em prática o que foi obtido no Dia da Internet Segura (SID), sobre como se proteger e não confiar em quem você conhece na internet, repassando o conhecimento a outras pessoas, transformando o dia a dia e convívio tanto dentro ou fora do Habbo agradável, procurando fazer o bem ao próximo.

Muito obrigado e até a próxima edição!