Traductor

[PT/BR] Denunciar e como agir perante infrações?

Na 17ª edição do BobbaWars, entrevistamos o embaixador Romario622SuET e o ajudante De4n, para entender como e por que ainda devemos denunciar infrações. Mas antes, vale destacar um pouco sobre os convidados desta edição!

Romario622SuET, mas conhecido como Roma, joga Habbo desde 2013. Fez parte de muitas polícias e corporações no jogo (RPGs), conhecendo, compartilhando e prezando sempre pela Habbo Etiqueta. Com isto, a vontade de propagar o que é certo e de ajudar as pessoas só aumentou. "Particularmente, no começo do jogo, eu tive que me virar sozinho e nunca me ofereceram uma mãozinha, então passei a adotar esta conduta: oferecer minha mão para ajudar principalmente os novos jogadores no que eu pudesse".

Roma é um usuário que gosta bastante de ouvir músicas enquanto está no hotel, tanto que sua missão sempre se refere a um título musical diferente. É um usuário que gosta de brincar e de se descontrair, afinal, ninguém é de ferro! O chamam de "tiozão" por fazer piadas horríveis, mas que ele faz questão de dizer que são boas. Sempre disposto a ajudar e a fazer o bem pelo hotel e a toda comunidade, é por este motivo que foi escolhido a dedo para se tornar um Habbo Embaixador!

Clique aqui para ler mais sobre o Programa Habbo Embaixadores.

De4n, ou simplesmente Dean, é jogador no Habbo desde 2009 e se dedica como ajudante há mais de 7 anos. Quando começou a jogar, só ficava nas "baladinhas" namorando ou em orfanatos tentando ser adotado (quem nunca?). Só 5 anos após seu primeiro contato com o Habbo, já com maior experiência, conheceu o embaixador DannFenixx, na época ainda não existiam os embaixadores e ele era apenas Habbo Guardião. DannFenixx foi o responsável por apresentar ao De4n o universo de ajudantes e guardiões, onde ficou maravilhado com a ideia de fazer parte disto e ajudar a comunidade. Desde então, ano após ano, se dedica e se coloca a disposição para ajudar a todos que necessitem de ajuda.

A seguir, você verá na integra a entrevista que realizamos através do Habbo Hotel no dia 20/11/2021, às 17h BR/21h PT. Esperamos que gostem! Deixe o seu comentário, mande a sua ideia e compartilhe no Twitter marcando @BobbaWars.



Entrevista

1- Qual é a melhor maneira de estar seguro na internet?

DE4N: A melhor maneira de manter-se seguro na internet é protegendo as suas informações pessoais. Pode parecer óbvio, mas muitos habbos pecam nesse quesito e acabam pagando caro. Por isso, proteja a sua privacidade e não confie em ninguém. Nunca, jamais, em hipótese alguma, compartilhe fotos ou vídeos com quem não conhece pois podem ser usados contra você para praticar bullying ou, até mesmo, fazer chantagem.

2- Mesmo com a moderação automatizada, porque ainda é tão importante denunciar quando necessário?

DE4N: O Habbo ainda conta com a participação dos jogadores para manter um convívio saudável e legal. Você pode e deve denunciar um usuário pelo mal comportamento ou por realizar ações que infrinjam a Habbo Etiqueta, a moderação automática irá analisar o caso, além de deixar registrado no histórico deste usuário a sua denúncia, isto se somará caso ele já tenha recebido outras denuncias. Ou seja, sempre é muito importante denunciar dentro do jogo!

DR.LSDS: É por este motivo que muitas vezes, determinado usuário diz ser banido por falar "Twitter" ou "Discord", por exemplo. Ou outras palavras que para nós não são motivos para banimentos. Mas, cada usuário possui um histórico no sistema da moderação automática, a inteligência artificial é capaz de compreender que a partir do seu histórico no jogo, uma determinada palavra pode ser apenas o estopim, o motivo que faltava para uma penalidade mais grave como esta.



Porém, caso você discorde de sua penalidade (mute ou banimento), você pode enviar um ticket ao Habbo solicitando uma nova analise, desta vez, humanizada, de todo seu histórico no jogo. Leia sobre como a inteligência artificial atua no Habbo, na matéria publicada no Fã Site não oficial iBobbaclicando aqui.



3- Ao presenciar uma infração, quais devem ser as nossas atitudes diante do infrator?

DE4N: Ignore e denuncie. Não adianta bater boca ou ir dormir com o coração cheio de ódio. Sua saúde mental é mais importante do que tudo isso.


4- Quais são as formas existentes para realizar uma denuncia, e como saber qual é a mais adequada para cada situação?

ROMA: Na realidade, existem 3 formas de realizar uma denúncia, e pode até serem feitas em conjunto. A primeira: denunciar pelo jogo, pois ficará registrada e realmente tem resultado. A segunda: enviar um ticket com as devidas provas do ocorrido (prints, por exemplo), após ter denunciado in-game (dentro do jogo). A terceira: se achar mais confortável, é enviar o caso para um embaixador com todas as capturas de tela dos ocorridos e as informações precisas, mas pra isto ter sucesso, precisa ser realizada a primeira etapa, que é denunciar o infrator/infratores dentro do jogo caso presencie. Todas são adequadas e você estará fazendo a sua parte que é denunciar, mas em cada uma das 3 formas, você pode possuir uma eficácia e procedência diferente no final.


5- Quando devemos denunciar um quarto ou um usuário no hotel?

ROMA: Toda situação onde se encontre uma quebra de regra dentro do Hotel, deve ser sempre denunciada! Seja usuário infringindo tais regras ou um quarto inapropriado cujo o conteúdo seja contra o Habbo Etiqueta.


6- O que devemos escrever quando realizamos uma denuncia através do jogo?

ROMA: Sempre é bom resumir o acontecimento. Pois, não é somente a Auto Moderação que lerá o que for escrito, mesmo que o algoritmo identifique palavras-chave. Mas toda denuncia in-game feita ficará salva e registrada no sistema, podendo ser aberta pela equipe Staff para a avaliação do caso, e assim, leriam na integra a sua denúncia. Então, descreva o caso resumidamente e com clareza, nem que seja preciso utilizar até o último caractere. Por isto, se necessário envie um ticket.


7- Em quais situações devemos enviar um ticket (uma solicitação)?

ROMA: Em casos graves como bullying e em qualquer tipo de preconceito, além de outras denúncias do gênero. Aconselho que, diante de uma situação grave, seja realizada na mesma hora uma denuncia dentro do jogo e o envio do ticket no mesmo dia, com todas as informações do caso. Mas, é opção do usuário enviar ticket e se ele considerar o que aconteceu realmente como grave. Para enviar um ticket, clique aqui.

8- As vezes não sabemos, mas uma pessoa que é intimidade diante de nós, por exemplo, durante um jogo, pode precisar de um apoio ou de uma conversa. Como devemos auxiliar este usuário, principalmente ser ele for de pouca idade e novato?

DE4N: Ensine-o a se proteger e denunciar, converse com ele como amigo e esteja sempre disposto a ajudar e dar um pouco de atenção a quem você não conhece. O enfrentamento direto com o agressor não é recomendado, pois isso pode agravar ainda mais os ataques, e a vítima pode ser a mais atingida.



9- Em que momento devemos procurar as autoridades competentes para resolver determinado problema através do jogo?

ROMA: Dependeria do problema. Existem problemas que realmente passam dos limites do Habbo, e que se teria que procurar uma autoridade legal para o resolver. Casos deste tipo, geralmente envolvem vitimas de perseguição e assédio, que sofrem psicologicamente e socialmente com isto.

Também seria uma opção do usuário contatar somente a Equipe Staff via Atendimento ao Usuário. Mas, a polícia pode entrar em contato com o Habbo para a quebra de sigilo e investigar o caso e chegar até os envolvidos. Caso seja uma vitima ou conheça alguém sofrendo isto, peço que por favor, entre em contato o mais rápido possível com os embaixadores para levarmos isso diretamente a Equipe Staff e oferecer a ajuda necessária!


10- Além da ferramenta de denunciar, o que mais podemos fazer para garantir a nossa segurança e a segurança de outros usuários?

DE4N: O mais importante de tudo é manter suas informações pessoais seguras e respeitar a Habbo Etiqueta. Quando você faz isso, garante a sua segurança e a dos outros usuários. Além da opção de denunciar, você também pode e deve "calar" outro usuário, isto é uma forma de nós mesmos nos ajudarmos a evitarmos mais discussões muitas vezes desnecessárias e proteger a nossa saúde mental. 

DR.LSDS: Se o você for o dono do quarto onde esta situação esta acontecendo, mutar ou banir, também é o recomendado para proteger você e aqueles que se encontram no quarto. Afinal, não sabemos muitas vezes quantos anos, quais traumas e quem esta do outro lado da dela. Proteger a si também é sobre proteger os outros.



Muito obrigado e até a próxima edição!